Ratos e insetos no seu porão: 4 motivos para eles aparecerem

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

ratos e insetos no seu porão

O porão pode não ser o local mais visitado da casa, mas alguns visitantes inoportunos, como os ratos e insetos, podem até fazer uma moradia por lá…

O porão, por ser um local úmido e normalmente com objetos acumulados, esconde algumas razões importantes para o aparecimento de infestações desagradáveis e que eventualmente trazem doenças para você e sua família.

O artigo de hoje ajudará você a identificar os motivos para o aparecimento de ratos e insetos no seu porão, e o que fazer para evitá-los.

4 motivos para aparecerem ratos e insetos no seu porão

Sujeiras, acúmulos, alta temperatura, falta de ventilação. O que exatamente atrai mais pragas como ratos e insetos no seu porão? Abaixo, separamos os quatro principais motivos.

1.   Falta de limpeza

Talvez esse seja o fator primordial. As pragas biológicas beneficiam-se da sujeira. Evite o lixo no local e faça uma higienização constante. Restos de comida, por exemplo, podem atrair baratas e formigas. Recolha a ração dos animais domésticos, se os tiver, e vede bem os recipientes.

Analise os possíveis esconderijos dos invasores e acabe com eles. Cheque os possíveis ninhos, para evitar sua reprodução.

Uma boa aspiração do piso, dos tapetes e carpetes pode acabar com os ovos. Aplique gotinhas de óleo de hortelã em pedaços de algodão pelo cômodo, a fim de afastar os ratos, e espalhe folhas de louro em locais estratégicos — para manter as baratas bem longe.

2.   Transtornos da umidade

A umidade e as altas temperaturas facilitam a proliferação dos insetos, como baratas e cupins.ratos e insetos no seu porão

Em épocas de chuvas os ratos costumam aparecer. Com os alagamentos na cidade, eles saem das tocas em busca de outros locais mais “aconchegantes”.

Procure consertar as infiltrações e vazamentos. E, se possível, mantenha o porão ventilado, para impedir a propagação de mofo e fungos. Cuidar da umidade no porão é um ganho, não só para afastar os ratos e insetos no seu porão, como também para a saúde respiratória da família.

3.   Entradas facilitadoras

As baratas costumam habitar os espaços menores, como frestas de janelas, mas normalmente entram nos ambientes pelos ralos. Por isso, é importante manter aquelas aberturas e os ralos bem vedados. Também tape os prováveis buracos de passagem, como rachaduras.

Os caminhos de entrada das infestações podem também ser dedetizados. Pode-se pulverizar com inseticidas (orgânicos ou químicos) todas aquelas aberturas e o espaço externo do porão.

4.   Acúmulos de materiais

Muitas vezes o porão serve de depósito da casa. Por isso, é comum a acumulação de objetos por um longo período de tempo, sendo até mesmo esquecidos no aposento.

Evite acumular, especialmente os jornais, revistas e outros papéis. Mantenha o espaço o mais organizado possível. Não deixe as coisas amontoadas, opte por aproveitar bem as prateleiras e caixas organizadoras.

Os cupins, por exemplo, gostam de fazer sua festa em papel, tecidos e especialmente madeira. Já escorpiões, gostam de locais úmidos e quentes. Para evitá-los, vistorie as roupas e calçados, e também materiais de construção acumulados.

Conhecendo bem os motivos para o aparecimento de ratos e insetos no seu porão, é possível tomar as devidas medidas para afastá-los de vez da sua casa e manter a limpeza e a saúde dos moradores em melhores condições.

Você identificou algum desses motivos no seu porão? Qual? Deixe aqui o seu comentário.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×