Qual a relação entre alergias e sua casa?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

relação entre alergias e sua casa

As alergias atrapalham a rotina de muitas pessoas, em diferentes níveis e tipos. Elas podem ser desencadeadas por diferentes fatores, desde as alterações climáticas, a presença da poeira no ambiente e ainda o contato direto com mofo, fungos e ácaros.

As rinites, sinusites, bronquites e faringites são os tipos de alergias respiratórias mais comuns entre os brasileiros. E parte do cuidado com essas alergias está no ambiente doméstico. Você sabia disso?

Então, qual será a relação entre alergias e sua casa? Confira!

A relação entre alergias e sua casa pode estar na limpeza

Já pensou na forma como a sua casa está sendo higienizada? Para os alérgicos, alguns cuidados específicos são fundamentais. Por exemplo, o emprego de vassouras deve ser substituído pelo uso de aspirador de pó e por panos úmidos.

Evite também utilizar produtos químicos com cheiros muito fortes, incluindo as tintas, ceras e removedores. Prefira utilizar os detergentes biodegradáveis e álcool para a limpeza.

E definitivamente acabe com o acúmulo de jornais e revistas. O papel pode ser o melhor amigo do mofo, especialmente nas épocas mais úmidas do ano.

Dê bastante atenção à organização e limpeza dos quartos, para que suas noites de sono sejam mais tranquilas. Cortinas de pano, carpetes, tapetes e bichos de pelúcia devem ser evitados — e se possível guardados em armários ou prateleiras altas, longe de suas vias nasais.

relação entre alergias e sua casa

O acúmulo de objetos pode ser outro problema

Acumular os pertences nem sempre é a melhor solução para quem tem problemas de alergias respiratórias. Isso porque esses objetos dificilmente são limpos com frequência, o que facilita o acúmulo de poeira no ambiente.

Muitas vezes utilizamos o porão ou um quarto reservado para guardar aqueles itens que não pretendemos jogar fora. Esse ambiente normalmente tende a ser úmido e sem ventilação. Um prato cheio para a proliferação de fungos e do mofo!

Se você pensa que esses microorganismos ficam mantidos em um único cômodo da sua casa, é aí que se engana. Todos os cômodos devem receber circulação de ar e ser asseados, evitando que aqueles inconvenientes se espalhem.

Que tal pensar em um self storage para armazenar esses pertences que não são mais usados? Você libera espaço dentro de casa e ainda garante que as alergias sejam diminuídas, junto com o acúmulo de poeira nos espaços.

É importante manter o ambiente arejado e iluminado

A má ventilação também tem uma relação entre alergias e sua casa. A ventilação natural será relevante para a salubridade do local. A circulação do ar impede o acúmulo de cheiros e gases que podem se acumular nos seus cômodos.

Ter um ambiente arejado naturalmente é simples: basta abrir as janelas e deixar a ventilação entrar. E, junto com ela, a iluminação natural.

Deixar a luz solar entrar na sua casa é também uma forma de combater os fungos e o mofo. O sol é fonte de energia. Sua irradiação pode funcionar como um fungicida natural, influenciando também de maneira positiva o nosso ciclo biológico.

Tosse, espirro, falta de ar e coceiras incomodam demais para não serem cuidados, e podem ainda trazer outros agravantes. Por isso, é importante pensar em boas mudanças nos hábitos de limpeza, na organização e melhor armazenagem dos objetos, com o objetivo de propiciar um ambiente mais saudável dentro de casa.

Entendeu a relação entre alergias e sua casa? Então comece as mudanças para valorizar o seu lar e também a sua saúde.

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×