Os 4 erros mais cometidos em organização de sala de estar

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

organização de sala de estarA sala de estar é o famoso cômodo em que a família se reúne, em que os amigos são recebidos ou em que o merecido descanso é conquistado após chegar em casa. Estar em um ambiente bem organizado, por sua vez, contribui para torná-lo ainda melhor e mais confortável.

Porém, há algumas falhas que comprometem essa sensação positiva e que podem estragar o local. Quer evitá-los? Então veja quais são os 4 erros mais cometidos em organização de sala de estar e saiba como contorná-los para ganhar espaço.

1. Usar itens de decoração em excesso prejudica a organização de sala de estar

Como esse cômodo é considerado o “cartão de visitas” de uma casa, é muito comum que a sala de estar seja o local onde há uma grande exposição de itens de decoração. São os porta-retratos no aparador, os livros na estante e os bibelôs na mesa de centro, dentre tantas outras coisas.

Porém, essa prática prejudica a organização. Em primeiro lugar, causa uma sensação de poluição visual, já que é até difícil saber para onde olhar. Além disso, tantos itens normalmente terminam fora do lugar em que deveriam estar, gerando o caos no cômodo.

Para contornar, prefira exibir somente o que tiver grande relevância. Se forem muitos itens, aposte em manter a “exposição” sempre em rotatividade, já que assim dá para usar tudo.

2. Falhar na disposição dos móveis pode favorecer a bagunça

Outro problema muito comum que prejudica a organização de sala de estar é a disposição de móveis. Isso acontece muito frequentemente quanto há móveis demais em um espaço pequeno ou mal aproveitado.

Como resultado, a circulação fica prejudicada e são imensas as chances de os itens se acumularem na mesinha de centro, por exemplo.

Móveis muito separados, por outro lado, podem fazer com que o ambiente pareça vazio. Com isso, muita gente acha que há espaço mais que suficiente e começa a usar itens demais.

organização de sala de estar

Para prevenir essa falha, o melhor é criar vários ambientes aconchegantes dentro de um só. Ao mesmo tempo, evite usar móveis demais, priorizando sempre a fácil circulação.

3. Descuidar da aparência dos fios contribui para a sensação de desorganização

Pode parecer uma boa bobagem, mas a forma como os seus fios ficam dispostos tem grande impacto na sensação que o cômodo transmite.

Isso porque ter aquele emaranhado de fios se embolando pelas paredes e pelo chão cria uma poluição visual que dá a ideia de que tudo mais está desorganizado. Como resultado, mesmo a decoração mais bonita pode sair prejudicada.

Para evitar isso, o melhor é planejar. Os da televisão e dos periféricos podem ficar escondidos por um painel, por exemplo. Se não for possível, invista em prendê-los o mais rente ou mesmo em escondê-los por trás ou por baixo dos móveis. Com isso, há uma sensação mais limpa e de que tudo está no lugar que deveria ficar.

4. Não dar um destino ao que não é usado só gera mais acúmulo

Como esse espaço é o local onde são exibidos muitos dos itens, é muito comum que você acumule tanto aquilo que ganhou quanto o que comprou. Coleções podem aparecer nesse ambiente, assim como móveis de família que ocupam muito espaço, mas que não são úteis.

Se você for deixando, a organização de sala de estar ficará cada vez pior, por mais que você arrume. Por isso, o melhor é, periodicamente, fazer uma análise do que é verdadeiramente útil.

O que não se mostrar como sendo indispensável pode ser doado, vendido ou, então, armazenado em um self storage. Assim, você organiza sem precisar jogar nada fora.

Ao reconhecer esses erros da organização de sala de estar, dá para garantir que seu cômodo esteja sempre do jeito certo. Como resultado, tudo parecerá ainda mais bonito, confortável e útil.

Aproveite os comentários e compartilhe suas experiências, contando se comete algum desses pecados.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×