Organização do closet: como fazer?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

organização do closet

Quando você abre o seu armário, já bate aquele desespero e sempre aquela vozinha fala mais alto para pesar sua consciência: “você tem que arrumar seu closet, urgentemente”.

Mexer com a organização do closet não é uma das tarefas mais divertidas, mas sem dúvida é uma das mais importantes e funcionais para o seu cotidiano.

É um alívio quando você precisa sair com urgência, está bastante atrasado, abre o seu armário e consegue achar exatamente todas as peças que pensou para vestir. Se não tivesse feito a organização do closet, já sabe o caos que seria essa cena, não é mesmo?

A seguir, você confere 3 dicas de como trabalhar na organização do closet e facilitar sua vida exponencialmente.

1. Selecionar para começar a organização do closet

Não tem jeito. É chato mesmo. Mas é o começo de uma boa organização do closet. Confira todas as peças que estão no seu closet. Todas as peças engloba tudo: bijuterias, lenços, sapatos e o que mais você colocar no seu armário.

Para facilitar a vida, já vai separando todas as suas peças:

  • o que você mais usa, já separe por categorias: calças, camisas de malha, vestidos e por aí vai;
  • o que você menos usa, deixe também já separado para colocar em outro lugar do closet;
  • o que você usa mas está parado porque precisa de um conserto, já coloque em uma sacola e deixe perto da porta para parar de esquecer e prorrogar o conserto;
  • o que está no fundo do seu closet, que já passaram duas mesmas estações (por exemplo, dois invernos) e você nunca usou, coloque em uma sacola para doação;
  • o que não tem a menor condição de mais ninguém usar, vai para a sacola de lixo.

organização do closet

Pronto, tudo devidamente separado, a organização do closet já vai começar de uma forma muito mais eficiente e simples.

2. Analise os espaços disponíveis no seu closet

Para uma organização do closet eficiente e funcional, antes de começar a voltar todas as peças para o armário, observe os espaços disponíveis.

Se o closet tem mais varões disponíveis do que gavetas, a organização do closet será majoritariamente nessa parte e você vai precisar ser criativo e pensar em nichos para armazenar seus pertences. Mas, antes de sair comprando um monte de caixas para armazenar suas coisas, pense bem em o que dá para manter exposto.

Por exemplo, você pode deixar todos seus anéis em apoios para anéis, bem como as bijuterias organizadas em bandejas e caixinhas transparentes. Assim, você mantém sempre a vista o que você tem e evita de desorganizar.

3. Priorize a organização do closet pelas similaridades

Uma boa organização do closet está relacionada a forma como você faz. Antes de sair voltando tudo para o armário e socando todas as coisas nas gavetas, pense em como fazer isso. Um excelente caminho é setorizar seus pertences. Por exemplo, ao guardar todos os lenços juntos, em um só lugar, você consegue escolher rapidamente qual vai usar.

E isso serve para tudo, todas as calças, vestidos, sapatos. Separando-os pelas similaridades, você consegue visualizar rapidamente suas peças e decidir o que vestir.

Mesmo depois de tudo separado e organizado no seu closet, se ainda tem peça amontoada ou sem espaço para colocar, pense novamente se ela tem realmente função na sua vida. Se a resposta for sim, ainda que seja um valor sentimental agregado, você pode pensar na organização do closet por estações.

Agrupe de duas em duas, por exemplo, outono/inverno e armazene suas roupas ao retirá-las do closet. Você pode acomodá-las com segurança e de forma adequada em um storage apropriado para atender exatamente a sua demanda.  

Conhece mais algumas dicas de organização do closet? Compartilhe conosco deixando seu comentário.

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×