Manter a casa limpa: 3 formas de fazer isso sem dor de cabeça

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

manter a casa limpa

Manter a casa limpa e organizada é o sonho de todo mundo que já deixou a infância e a adolescência e percebeu que isso não era apenas implicância dos pais — realmente ter um ambiente asseado facilita o dia a dia e é importante para o nosso bem-estar. Mas alcançar esse objetivo não é somente uma questão de amadurecimento: disciplina e hábito são ingredientes essenciais nessa tarefa, conquistados através da repetição, ou seja, é preciso pôr a mão na massa diariamente. Mas não se assuste, nossas dicas irão ajudá-lo a manter a casa limpa sem dor de cabeça. Confira!

Resultado x Progresso: limpeza leva tempo

Como vimos, manter a casa limpa é um hábito que precisa ser construído diariamente, ou seja, não basta decidir que, a partir de agora, você se dedicará a isso e pronto: um milagre acontece. Nada muda da noite para o dia, organização e limpeza são processos que levam tempo e que só duram se atualizados frequentemente, por isso, não foque tanto em resultados, esperando ter um ambiente impecável de uma hora para outra, porque isso gera frustração e atrapalha a aquisição do hábito.

Entenda que manter a casa limpa é um processo contínuo e comemore a cada pequeno progresso, até atingir seu objetivo de transformar a limpeza e a organização que você deseja numa rotina praticável e adaptada à realidade do seu cronograma semanal.

Ao armário o que é do armário

Sabe aquela velha máxima das mães “pegou, coloque de volta no lugar”? Pois bem, elas estavam certas esse tempo todo. Uma das tarefas que mais demanda tempo na hora de tentar manter a casa limpa é justamente guardar tudo que está fora do lugar para, só depois, conseguir de fato limpar. Por isso, a melhor hora para se guardar algo é sempre agora. Chegou correspondência? Abra, identifique e dê o destino correto: lixo se não for importante, gaveta ou arquivo se precisa ser guardado. Chegou do trabalho? Antes de se jogar no sofá ou ir direto para o banho, coloque seu calçado no lugar correto, pendure sua bolsa ou mochila, tirando dela tudo que não será necessário no dia seguinte.

manter a casa limpa

Não basta cada coisa ter o seu lugar, ela precisa voltar para ele direta e imediatamente, em vez de ficar passeando por diversos locais da casa antes disso. Tenha em mente que é mais fácil e mais rápido guardar um par de sapatos por dia, do que diversos pares no fim de semana. O pouquinho que você faz todo dia para manter a casa limpa é o muito que você não precisará fazer depois.

Não existe milagre na hora de manter a casa limpa: faça escolhas inteligentes

Muitas vezes, mesmo seguindo uma rotina razoável de limpeza e organização, não conseguimos alcançar o resultado de ter um ambiente asseado e com harmonia e de manter a casa limpa. Isso pode estar acontecendo por um problema comum da vida moderna: a falta de espaço. E, nesse quesito, não existe milagre: é realmente impossível manter limpo e organizado um ambiente que possui cada centímetro preenchido por coisas, móveis, objetos etc. Por mais limpo que esteja, o visual será sempre poluído, deixando aquele aspecto de bagunça.

Mas resolver isso também pode ser bem simples: analise honestamente as coisas que você possui e faça escolhas inteligentes, categorizando aquilo que você precisa e usa no decorrer do dia a dia e aquilo que, por mais que não possa ser jogado fora ou doado, não anda sendo muito útil ou requisitado. Aloque esses itens em um self storage, esses espaços modernos de armazenamento que você aluga pelo tempo que quiser e que oferecem total segurança às suas coisas, e tenha finalmente uma casa limpa, organizada, harmoniosa e pronta para receber amigos com espaço suficiente para que todos fiquem confortáveis.

Se você gostou dessas dicas sobre como manter a casa limpa e quer ler mais sobre decoração, limpeza e organização, curta nossa página no facebook.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×