Como ganhar mais espaço na sua casa?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

ganhar mais espaço na sua casa

A falta de espaço é um problema comum da vida moderna, que atinge as mais diversas atividades do nosso cotidiano. Seja a dificuldade de encontrar um lugar para parar o carro, a falta de compartimentos para organizar os documentos e papéis do escritório ou a bagunça impossível de arrumar dentro de casa pela ausência de lugares que acomodem tudo que temos, mais espaço é o sonho de qualquer um. Para ajudar você nisso, neste post temos dicas para você ganhar mais espaço na sua casa.

Agrupe os iguais, separe os diferentes

Se você quer ganhar mais espaço na sua casa, é imprescindível criar uma rotina de organização, para que você consiga usar de maneira inteligente o espaço disponível. Organizar as pequenas coisas é um passo importante e, na maioria das vezes, acaba mostrando que o espaço que você tem é maior do que imagina. E isso precisa ser feito regularmente, pois o acúmulo de vários papéis, lembretes, moedas, cartões de visita, embalagens, roupas e demais coisas com as quais lidamos no dia a dia torna ainda mais difícil a organização, pois quanto maior e mais demorada a tarefa, mais tendemos a adiá-la.

Por isso, para ganhar mais espaço na sua casa, você precisa agrupar os iguais e separar os diferentes, ou seja, ter um único lugar destinado a coisas específicas. Por exemplo: você pode ter uma espécie de cofrinho (seja o bom e velho porquinho de porcelana ou uma simples latinha/caixinha para colocar moedas. Sempre que você encontrar moedas no bolso ou pela casa, elas serão colocadas nesse mesmo lugar. O mesmo vale para papéis: um lugar para as contas; um lugar para os comprovantes de pagamento com cartão, que costumam ficar acumulados na carteira ou em cima dos móveis; um lugar para cartões de visita e anúncios de restaurantes e lojas; um lugar para lápis e canetas etc.

Vale também destinar um espaço para as roupas: onde ficam as roupas sujas, onde ficam as limpas que ainda precisam ser passadas, onde ficam aquelas que já usamos uma vez mas que iremos usar de novo antes de lavar, como jaquetas e casacos, além de um lugar para os calçados nessas mesmas categorias.

Assim, ao chegar em casa, você saberá exatamente onde deixar tudo que está à mão, sem ir largando pequenas coisas pela casa, que vão se acumulando e, ao fim da semana, deixam o cenário bagunçado parecendo ter metade do tamanho, pois quase não sobram espaços vazios que permitem que o ambiente “respire”, além de melhorar a vivência de quem habita aquele espaço.

ganhar mais espaço na sua casa

O necessário a curto prazo X O necessário a longo prazo: como ganhar mais espaço na sua casa

Quando buscamos ideias de como ganhar espaço, é comum nos depararmos com dicas que incluem jogar metade do que se tem fora. Porém, sabemos que a realidade não é bem assim. Sem dúvidas, possuímos muitos itens, sejam eles grandes como alguns móveis ou pequenos como alguns documentos, que não usamos com frequência e acabam atrapalhando o desenrolar das atividades do dia a dia. Mas isso não significa que esses itens podem ou devem ser jogados fora ou doados. Por isso, nossa segunda dica para você ganhar mais espaço na sua casa é justamente separar os itens entre aqueles que são necessários a curto prazo e os que são necessários a longo prazo.

A curto prazo ficam todas as coisas que possivelmente precisaremos usar durante o período de um mês. Se nos próximos trinta dias você acha que precisará de determinado item, então ele é uma necessidade de curto prazo.

Porém, os itens que sabemos que não iremos usar nos próximos meses são os que se encaixam na categoria do necessário a longo prazo, ou seja, provavelmente não iremos usá-los em breve, mas também não podemos nos desfazer deles. Então, depois dessa triagem, para você ganhar mais espaço na sua casa, basta alocar esses itens em outro lugar, fazendo com que eles deixem de ocupar um espaço útil na sua casa, mas que continuem à mão para quando forem necessários.

Uma maneira interessante de fazer isso é usando a solução dos self storages — espaços de armazenamento que possuem tamanhos variados, de acordo com a necessidade do que precisa ser guardado, e que podem ser acessados sempre que você quiser ou precisar. Assim, você não precisa jogar fora os itens dos quais não quer se desfazer e ainda os mantém seguros armazenados em um local adequado, além de conseguir ganhar mais espaço na sua casa.

Se você gostou dessas dicas sobre como ganhar mais espaço na sua casa, curta nossa página no facebook e leia mais.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×