Como fazer a organização da cozinha sem perder tempo

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

organização da cozinha

No decorrer da história, a cozinha sempre foi um dos cômodos mais utilizados de uma residência. Devido ao preparo das refeições, a família se reunia nesse ambiente durante grande parte dos dias e do final de semana. Com o passar dos anos, uma nova configuração do mercado de trabalho e o movimento de busca por independência e igualdade das mulheres, a rotina das famílias mudou e pouco tempo restou para o preparo de elaboradas refeições e limpeza da cozinha no dia a dia. Por isso, no post de hoje, você vai conferir dicas preciosas para fazer e manter a organização da cozinha de uma forma rápida, sem perder tempo.

Pense por categorias

Esse passo pode exigir um pouco mais de tempo na primeira vez, no entanto, após realizado, ele garantirá uma organização da cozinha muito mais rápida. Basta pensar em categorias e, consequentemente, organizar os itens de acordo com essa categorização pré-estabelecida. Manter itens parecidos em um mesmo compartimento facilita tanto na hora de encontrá-los quanto de guardá-los, ou seja, você tem mais tempo para aproveitar e utilizar sua cozinha e mais facilidade para mantê-la organizada.

Guarde os eletrodomésticos como liquidificador, batedeira, mixer, processador etc. próximos um ao outro e com todos os seus respectivos acessórios; assim, você não perderá tempo procurando a tampa da jarra do liquidificador, por exemplo. Na hora de guardar, eles também já terão um lugar exato. Durante o processo de organização da cozinha, saber onde cada coisa está ou onde cada coisa deve ser guardada, tendo já o lugar reservado para ela, salvará preciosos minutos do seu dia.

Na cozinha apenas o que é útil à cozinha

Ao pensar a organização da cozinha como orientado no item anterior, você irá se deparar com uma categoria difícil de ser alocada: a dos itens raramente usados. Seja o kit de churrasco que você ganhou no amigo secreto de 2006, um eletrodoméstico que só vai para o fogão na preparação da ceia de natal ou o jogo de louças herdado da avó, muitas coisas que ocupam um espaço útil na bancada e nos armários da cozinha na verdade não são utilizadas com frequência e não precisariam estar ali.

organização da cozinha

Quando essas coisas liberam espaço para outras, mais úteis, o visual fica menos poluído e, com poucas tarefas, você consegue fazer a organização da cozinha de maneira completa. A solução para que isso se realize aí na sua casa já existe e custa menos do que você imagina. Alugar um self storage e armazenar todos esses itens inutilizados (e outros de outros cômodos também) permite que você ganhe espaço na casa e tempo na arrumação, além da segurança de manter suas coisas armazenadas em um ambiente ideal e controlado.

Organização da cozinha: ocupe espaços verticais

As casas e apartamentos têm ficado cada vez menores, consequentemente, há menos espaço de armários e armazenamento. Nesse sentido, aproveitar os espaços verticais que restam nos cômodos pode ser a solução para a organização da cozinha. Ganchos e barras são itens simples que podem ser colocados ao lado de janelas, sobre a pia, na parte interior da porta dos armários ou outros cantinhos não utilizados da parede do cômodo.

Quando eles estiverem instalados, opte por manter ali itens de uso frequente, como talheres grandes, xícaras de café ou canecas, panos de prato, temperos comuns etc. Assim, além de ficar com os itens mais necessários sempre à mão, você ainda libera espaço dentro dos armários para outras coisas, deixando a organização da cozinha em dia.

No blog e na nossa página do facebook, você encontra muitas outras dicas e artigos para usufruir da sua casa da melhor maneira possível. Curta e acompanhe!

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×