4 práticas que vão melhorar a organização da cozinha

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

organização da cozinha

Sem dúvidas, a cozinha é um dos locais mais cheios e movimentados de uma casa. Além dos móveis e eletrodomésticos, são dezenas de utensílios e alimentos que devem ser armazenados de forma correta.

A faxina diária e minuciosa do local é fundamental. Porém, ela também faz parte das atividades que devem ser facilitadas dentro desse cômodo. E é por isso que adotar algumas práticas para melhorar a organização da cozinha de forma geral é fundamental.

Quer conhecer algumas delas e mudar a cara do seu ambiente quanto antes? Então, continue a leitura deste artigo!

1. Mantenha somente o necessário

Essa prática pode parecer clichê, já que é válida para qualquer cômodo. Mas lembre-se de que, de todos os cômodos da casa, a cozinha é provavelmente o que tem maior fluxo de movimento por ser compartilhado.

Portanto, não acumule mantimentos e libere os cantos que possuem acesso mais limitado. Nas gavetas e armários, guarde somente os utensílios de uso constante: os mais bonitos e elaborados podem ser guardados em outro local, já que são utilizados somente em ocasiões especiais.

2. Repare no que você usa mais

A organização da cozinha é mantida a partir do momento em que você repara no que usa mais. Com essa informação, temperos, objetos e alimentos mais populares podem ser posicionados mais à mão, em lugares visíveis e seguros.

organização da cozinha

Enquanto isso, os de menor importância serão realocados em prateleiras ou mesmo na despensa. Essa determinação deve ser feita com a ajuda de todos que usam o espaço, para que ninguém saia prejudicado e para que coisas em comum sejam priorizadas.

3. Defina um método de organização da cozinha

Assim que você descobrir o que é mais utilizado, pode definir um método mais assertivo de organização da cozinha. Ele pode, por exemplo, ser feito por peças ou por uso.

No primeiro caso, você pode separar todos os copos em um só local, todos os pratos em outro, e assim por diante. No segundo, por sua vez, você pode separar pratos e copos mais utilizados e deixá-los juntos em um só compartimento do armário.

É importante avaliar qual opção é de melhor adaptação. Não deixe de considerar também o tamanho de armários e gavetas para guardar tudo sem riscos de danificar, quebrar ou causar acidentes domésticos.

4. Aposte em acessórios que otimizem a organização

Caixas plásticas para mantimentos, potes e cestos são excelentes opções de utensílios de organização da cozinha. Se procurar bem no mercado, você encontra até outros tipos de acessórios próprios para o ambiente, como separadores de talheres e organizadores em aço inox para colheres, conchas e espátulas.

Apenas verifique a resistência de cada produto, já que os materiais de cozinha costumam ser mais pesados. Contrate um profissional para fazer a instalação adequada no caso de paredes e armários, para que qualquer transtorno seja evitado.

E você já pratica alguma dessas dicas de organização da cozinha? Como a conservação desse espaço acontece em sua casa? Existe outra recomendação que você gostaria de compartilhar? Deixe um comentário logo abaixo e participe!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×