3 formas de reformar sua casa sem muita bagunça

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

reformar sua casa

Pensar em reforma causa arrepios em muita gente, afinal, quem já passou por essa experiência sabe o estresse que renovar os cômodos pode causar. Por isso, o ideal é fazer as mudanças sem estar vivendo no ambiente, mas sabemos que nem sempre isso é possível.

Morar em um ambiente que está passando por transformações pode virar nossas vidas de cabeça para baixo, nos fazer perder tempo e muita energia lidando com a desordem. Mas não precisa ser assim.

A seguir, nós listamos três formas de reformar sua casa sem muita bagunça.

1. Pare, olhe, escute e planeje

Planejamento: tudo na vida fica melhor com ele. Saber o passo a passo das ações que deverão ser feitas permite que você antecipe necessidades, preveja possíveis problemas, organize-se e não seja pego de surpresa. Por isso, não mova um tapete de lugar antes de planejar cada passo da reforma, listar gastos, pesquisar materiais, verificar a disponibilidade dos produtos para que a obra não fique parada etc. Quanto mais completo o planejamento, menor a chance de você tomar sustos durante a reforma. Para isso, vale contratar um especialista — ele saberá te guiar durante o planejamento e a execução, e o processo de reformar sua casa será uma experiência bem menos traumática do que você imagina.

Além de ouvir os especialistas, você também precisa ouvir os demais moradores da casa. Esclareça todas as mudanças e deixe todo mundo na mesma página, sabendo o que vai acontecer e ciente das mudanças. Defina um cronograma detalhado, atentando-se para possíveis empecilhos — como mudanças climáticas — e compartilhe com todos os moradores, assim, todos saberão exatamente o que esperar desse período e poderão colaborar da melhor maneira possível.

reformar sua casa

2. Uma coisa de cada vez: um cômodo depois do outro

Sabe aquela imagem que nos vem à cabeça quando pensamos em reforma, com várias pessoas pela casa, cada uma fazendo uma tarefa, o material distribuído por todo o espaço e o trabalho a todo o vapor? Então, não vai ser assim. Reformar sua casa morando nela exige um pouco mais de paciência, porque se você decidir fazer tudo ao mesmo tempo, o caos irá se instalar.

Um cômodo de cada vez: essa é a receita do sucesso. Assim, você interdita apenas um espaço da casa e diminui as restrições que a obra pode causar, afinal, é muito mais fácil realocar as funções que eram realizadas em um ambiente para outro, do que reorganizar toda a casa para que os moradores possam fazer suas tarefas diárias em lugares diferentes dos originais.

3. Necessário, somente o necessário: reformar sua casa exige espaço

Pode parecer contraditório, mas durante a reforma é o momento ideal — e o mais necessário — de se ganhar espaço dentro de casa. Ao eleger o cômodo que passará por transformações, você precisa esvaziá-lo para facilitar o trabalho e também evitar que os móveis e objetos sejam danificados durante o processo. Além disso, demais áreas da casa também precisam oferecer espaço para armazenar materiais e ferramentas.

Empilhar e amontoar tudo num canto não é a solução — na verdade, é a criação de um problema a mais. O ideal é escolher todos os móveis e objetos que não são essenciais durante o período de reformar sua casa, e tirá-los do ambiente, ganhando espaço e evitando bagunça.

A maneira mais fácil de fazer isso é contratar uma unidade de um self storage, que oferece espaços de diferentes tamanhos para armazenagem pelo tempo que você precisa, sem amarras contratuais. Assim, você garante que seus móveis não serão danificados, evita transtornos causados pelo acúmulo de coisas dentro de casa, ganha espaço e prioriza a obra, diminuindo a duração do processo de reformar sua casa.

Se você gostou dessas dicas, leia mais sobre reforma e organização curtindo nossa fanpage.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×