3 documentos que você não pode perder de maneira alguma

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

documentos que você não pode perder

Enquanto o sonho de um documento único que armazena todas as nossas informações, dados e registros importantes não se realiza, precisamos aprender a lidar com os diferentes papéis e arquivos que cumprem essa função.

Em um momento de transição tecnológica como o que estamos vivendo, cujo futuro aponta para uma quase total digitalização das coisas, ficou ainda mais difícil lidar com a organização de todos os arquivos que acumulamos no decorrer da vida. Quando finalmente precisamos deles, a dor de cabeça até encontrá-los é grande. Além disso, uma pesquisa da SERASA mostrou que a perda de documentos aumenta em 50% a chance de alguém sofrer um golpe de falsidade ideológica ou obtenção de crédito, por exemplo.

Por isso, nós listamos abaixo os principais documentos que você não pode perder de maneira alguma. Leia nossas dicas e evite transtornos no seu dia a dia.

1. Os documentos que você não pode perder: aqueles que provam que você é você

Certidão de nascimento, RG, CPF e passaporte encabeçam essa lista de documentos que você não pode perder pois além de comprovarem sua identidade, eles também servem para que outras pessoas consigam te identificar — em casos de acidente, por exemplo. No exterior, o passaporte cumpre a tarefa de validar sua presença naquele país, evitando quaisquer problemas com autoridades internacionais que podem não reconhecer a veracidade dos documentos aceitos no Brasil.

documentos que você não pode perder

2.    Carteira de habilitação  

Para os motoristas de plantão, perder a CNH pode significar uma penalidade de R$ 53,20 e três pontos na carteira — considerada infração leve. Diferente do que muitas pessoas acreditam, outros documentos e até mesmo o boletim de ocorrência (em caso de roubo ou furto da CNH) não servem para substituí-la. Se você perder esse documento, ficará impedido de dirigir até conseguir uma segunda via. Vale lembrar também que o Código de Trânsito Brasileiro determina que a carteira de habilitação só tem validade na via original, ou seja, cópias autenticadas também não podem ser usadas, o que dificulta ainda mais a situação. Por isso, a carteira de habilitação é um dos documentos que você não pode perder.

3.    Título de eleitor

Justamente por ser usado pouco, o título de eleitor acaba sempre esquecido em gavetas, pastas e arquivos que nunca abrimos. Mas sua importância (e obrigatoriedade) não está apenas na hora de escolhermos nossos representantes: esse documento é exigido pelos empregadores na hora da contratação, pelas universidades públicas na hora da matrícula e pelos concursos públicos na hora da inscrição. Em caso de perda, você é a única pessoa que pode pedir uma segunda via, e terá de comparecer ao Cartório Eleitoral da sua inscrição — o processo não pode ser feito pela internet. O melhor mesmo é incluir definitivamente o título de eleitor na lista de documentos que você não pode perder, redobrar a atenção e evitar toda essa burocracia.

Neste artigo, listamos os três principais documentos que você não pode perder de maneira alguma, no entanto, existem outros registros e arquivos que precisam ser bem guardados pois sua perda causa uma grande dor de cabeça. E, quando falamos desses documentos que não precisam estar sempre à mão, mas que também não podem ser descartados, surge a dúvida da melhor maneira de armazená-los.

Os self storages são soluções interessantes para esses documentos, tendo em vista que seus boxes apresentam um ambiente ideal para a preservação do arquivo, além de diferentes tamanhos que respondem às necessidades de pessoas e empresas. O mais importante é a segurança garantida que essa solução oferece, afinal, é preciso manter os documentos em lugares confiáveis. Aqui você pode conferir a disponibilidade dos self storages na sua cidade.

Quer saber mais sobre a maneira adequada de armazenar documentos? Acompanhe nossa fanpage que está cheia de informações.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×