3 dicas profissionais para melhorar a organização de ambientes

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

 

organização de ambientes

A vida moderna exige de nós o cumprimento de uma série de tarefas e atividades que ocupam praticamente todo o nosso tempo. Trabalho, estudos, lazer e família compõem um quadro básico dessas atividades e, mesmo assim, elas já deixam pouco tempo e energia para realizar outras tarefas como, por exemplo, manter a organização de ambientes da nossa casa.

Se você se frustra com essa questão pois acredita que não dá conta de tudo que deveria, acalme-se: você não está sozinho! A maioria das pessoas vive com essa sensação e gostaria de fazer mais com o tempo que tem disponível. Por isso, no artigo de hoje, você vai conferir dicas profissionais para melhorar a organização de ambientes, fazendo o melhor uso do seu tempo e energia.

1. Ajuste suas expectativas para se manter motivado

Essa primeira dica para melhorar a organização de ambientes não consiste em uma tarefa manual; na verdade, ela é um exercício interno e mental que você deve fazer antes de começar a mexer em tudo para mudar a maneira como você enxerga essa tarefa e, consequentemente, conseguir mantê-la.

Primeiro, você deve ajustar suas expectativas, afinal, estamos falando de organização de ambientes na vida real. Por exemplo: dificilmente o resultado do seu guarda-roupas pós-organização ficará igual aos que você vê por aí em diferentes mídias. E tudo bem. A organização tem o objetivo de facilitar sua vida, fazendo com que você não perca tempo procurando pelos itens que precisa e que eles sejam armazenados da melhor maneira. Ou seja, o resultado dela precisa útil, eficiente, proveitoso e duradouro. A consequência disso é também um visual mais bonito e menos poluído, porém, esse não é o objetivo em si.

Ao ajustar as expectativas e moldá-las às suas possibilidades, à sua rotina e ao seu tempo, você transforma a obrigação de manter a organização de ambientes em uma realidade de fato possível. E é só assim que as coisas se mantém organizadas.

organização de ambientes

 

2. Espaço nunca é demais na organização de ambientes

A maior queixa das pessoas em relação à dificuldade de manter a organização de ambientes é a falta de espaço que, segundo elas, faz com que a bagunça se instale. Porém, na maioria dos casos, esse espaço existe, mas não está sendo utilizado da maneira correta. A velha e conhecida dica de se desfazer daquilo que você não usa mais continua válida, porém, é indispensável pensar nas coisas que você usa raramente, mas que ocupam espaço continuamente na sua casa ou escritório. Ou seja, você não pode se desfazer delas, mas praticamente não as usa, e elas ocupam um espaço importante que poderia ser ocupado por coisa que você usa e precisa sempre.

Por isso, a melhor solução para conquistar mais espaço e facilitar a organização de ambientes é manter esses itens, sejam eles documentos, objetos de decoração com apelo afetivo, móveis ou qualquer outra coisa que não é utilizada no dia a dia num self storage — um box de armazenagem que você aluga pelo tempo que precisar e que mantém suas coisas seguras enquanto você ganha espaço em casa.

3. Deus não criou o mundo em um único dia

Por fim, a nossa terceira dica profissional de organização de ambientes diz respeito à maneira como a organização deve ser feita. Diferentemente do que acontece na maioria dos casos, quando decidimos organizar e fazemos tudo em um único dia, uma boa organização de ambientes com chances reais de ser duradoura e eficiente deve ser feita aos poucos. Assim, você dá a devida atenção a cada cômodo ou móvel, pensando a organização com paciência e sem cansaço, o que resulta em cada ambiente organizado da melhor maneira possível.

Comece por algo cujo resultado será de grande diferença visual, pois isso o manterá motivado para realizar a organização dos próximos cômodos.

Se você gostou dessas dicas e quer ler conteúdos similares, curta nossa página no facebook.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×